A cena política tem nos trazido tensões e risadas em momentos dignos de reflexões.

Não acredita?

Pois ontem, a ministra Damares, após ver o deputado Túlio Gadelha no plenário, não se conteve e declarou em alto e bom som… “Como ele é lindo meu Deus…”

Não sei se Deus concordou com a opinião da ministra, mas declarações positivas de clientes, sempre são bem vindas. Pena que nem sempre cheguem na frequência que gostaríamos.

Pesquisas dizem que 2 a cada 10 clientes satisfeitos elogiam, enquanto 6 a cada 10 insatisfeitos, falam mal da marca para alguém…

Precisamos motivar a opinião dos nossos clientes, no dia a dia das nossas decisões.

Como?

Abrindo canais para elogios, críticas, sugestões.

Esses canais podem ser ativos ou receptivos.

O SAC, a internet ou as redes sociais são excelentes canais para o recebimento de informações.

Pesquisas ou sondagens podem ser feitas de maneira ativa, para a consulta sobre determinado assunto:

  • Por que o cliente visitou a loja virtual e não comprou?
  • E se comprou, está feliz com a experiência?

Crie e mantenha canais de comunicação com o seu público. Ele pode nos ajudar a corrigir erros e melhorar operações.

E quando ele se manifestar, não faça como Gadelha que deixou a ministra falando sozinha.

Esteja na plateia para ouvir.

Veja a ministra se declarando:

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Diretor de Atendimento e Planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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